0
Posted by Brincando em Serviço on 20:56

O Jornalismo de idéias surgiu junto com a Revolução Francesa, que baseado nos ideais Iluministas: Igualdade, Fraternidade e Liberdade, fazem com que os jornalistas busquem maior liberdade de expressão.

O jornalismo ainda no século XVIII foi importante, na luta pelos direitos dos cidadãos, assim como responsável pela veiculação de informações, muitas vezes clandestinas, que fez com que cada vez mais pessoas se revoltassem contra a monarquia.

Essa evolução na imprensa fez com que o jornalismo se tornasse um modo de formar opiniões diante dos fatos, e posteriormente faz com que produza lucros, produzindo assim uma empresa, mantida basicamente por propagandas que fizeram as noticias perderem espaço.

No Brasil, surgiu no primeiro Reinado no formato de: Folhetos de Caille, e havia liberdade de expressão, possibilitando assim a maioria poder opinar.
Com a Independência em 1822 o jornalismo passou a ser Militante e ideológico e queria se posicionar antes mesmo de informar, já que era feito normalmente por uma liderança política, o que muitas vezes era produzido com uma linguagem agressiva, e apesar do grande numero de publicações, havia pouca durabilidade.

Na segunda metade do século XIX, passam a existir escritores nas redações. Com a intenção de atingir as mulheres, começam a ser publicados contos, após a emancipação da mulher, há a formação de uma imprensa feminina.

Assim o Jornalismo, é uma forma de impor e expor opiniões, moldando muitas vezes o pensamento das sociedades. Sendo possível debater diversos tipos de idéias, o que torna a imparcialidade impossível.

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Brincando em Serviço All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.